FacebookRSS feed

Agrotec

Criada plataforma online mundial para a proteção das florestas

google-global-forest-watchPela primeira vez, a plataforma online Global Forest Watch junta a última tecnologia em satélites, uma estratégia empresarial baseada em crowdsourcing, para garantir um acesso fiável à informação sobre as florestas – http://www.globalforestwatch.org.

“As empresas, os governos e as comunidades procuram desesperadamente uma melhor informação sobre as florestas. Agora já a têm”, disse Andrew Steer, diretor geral e conselheiro delegado do Instituto de Recursos Mundiais. Acrescenta ainda que “a Global Forest Watch é uma plataforma de monitorização em tempo quase real que mudará a forma como as pessoas e empresas vão gerem as florestas. De agora em diante, os maus gestores não se poderão esconder e os melhores serão reconhecidos pelas respetivas administrações”.

Segundo os dados da Universidade de Maryland (EUA) e da Google, o mundo perdeu 2.3 milhões de km2 (230 milhões de hectares) de área verde entre 2000 e 2012, equivalente a uma extensão de 50 campos de futebol perdidos cada minuto de cada dia durante 12 anos. Os países com maior redução da sua área florestal são a Rússia, o Brasil, o Canadá, os E.U.A. e a Indonésia.

A plataforma Global Forest Watch pretende também servir de suporte para os habitantes daqueles espaços, como as comunidades indígenas, que podem enviar alertas e fotos quando acontecer uma invasão das suas terras. Também as organizações não governamentais podem identificar pontos críticos de desflorestação, mobilizar a ação e reunir provas para incriminar os responsáveis.

“Ao mesmo tempo, muitos governos como o a Indonésia e da República Democrática do Congo vêm com bons olhos a Global Forest Watch, já que pode ajudar a desenhar políticas mais inteligentes, fazer cumprir as leis florestais, gerir as florestas de forma mais sustentável e atingir os objetivos de conservação e de clima”, sublinha um comunicado do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Fonte: SINC (via Agrodigital)