FacebookRSS feed

Agrotec

Cortiça portuguesa substitui borracha no enchimento de relvados sintéticos

A cortiça portuguesa está a ser usada como substituta da borracha no enchimento de relvados sintéticos fabricados na Bélgica para todo o mundo.

O novo produto vai estar exposto a partir de quinta-feira e até domingo na feira Expojardim, a realizar no Exposalão, Batalha, com um momento de apresentação reservado para sexta-feira, às 11:30 horas.

A ideia de usar cortiça nasceu no Fundão, onde está sediada a filial portuguesa do grupo internacional Domo Sports, que fabrica relvados sintéticos de desporto a partir da Bélgica para todo o mundo, explicou Carlos Rodrigues, director de produção, à agência Lusa.

Em laboratório, «a cortiça revelou ter qualidades muito superiores» a outros materiais usados no preenchimento dos relvados sintéticos: é inodora e inibidora de calor, «o que torna os campos mais frescos e livres de cheiros», e é também «mais macia ao toque». Ou seja, «diminui o risco de lesões no impacto» com o solo, assim como «tem um ressalto de bola diferente», acrescentou.

O novo sistema rivaliza com o de outras marcas internacionais, que estão a testar materiais como a fibra de coco, mas «a cortiça tem outra vantagem: não absorve humidade».

O produto português «está certificado pela Federações Internacionais de Futebol e Atletismo para competições internacionais» e já é usado em quatro campos, na Bélgica, Holanda, Alemanha e Canadá, em estádios de equipas de primeira liga, referiu Carlos Rodrigues.

Em comparação com sistemas de preenchimento tradicional, «a cortiça representa um custo acrescido de quatro euros por metro quadrado», mas, apesar do preço mais alto, aquele responsável acredita que as vantagens vão acabar por conquistar o mercado.

Na prática, o granulado de cortiça é aplicado depois de os rolos de relva sintética serem estendidos no campo onde vão ser aplicados: «há uma máquina que penteia a “relva”, que fica na vertical, sendo introduzida areia de Rio Maior e o granulado» para preencher o tapete.

A Domo Sports Portugal foi fundada em 2007 por empresários da região do Fundão e está sediada no parque industrial da cidade.

Fonte: Lusa (via Confagri)