FacebookRSS feed

Agrotec

Corema album: novos desenvolvimentos na investigação destas "pérolas terrestres"

Por João Jacinto | Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa

camarinha

Nas dunas atlânticas da Península Ibérica é possível encontrar um arbusto conhecido como camarinha, de seu nome científico, Corema album (L.) D. Don, tendo a sua distribuição sido recentemente alargada para a costa mediterrânica de Espanha e a costa Atlântica do oeste de França.

Esta espécie pertence à família das Ericáceas, família da qual também fazem parte plantas já bem estabelecidas como culturas, como é o caso dos mirtilos (Vaccinium spp.), e plantas que, tal como a camarinha, começam a ser alvo de investigação.

Um exemplo dessa investigação recente é o medronheiro (Arbutus unedo L.), com o intuito de que esta se torne uma nova cultura, integrando o mercado dos pequenos frutos.

As camarinhas são plantas dunares e dioicas, apresentando indivíduos masculinos e femininos. As fêmeas produzem bagas, na forma de drupa, que são comestíveis e que apresentam um sabor cítrico com um travo ligeiramente ácido.

Os frutos têm uma cor característica, o branco, que é um dos fatores que o torna uma novidade, uma vez que não existem muitos no mercado.

O seu valor nutritivo é elevado, apresentando também um alto teor em antioxidantes.

Características como estas são o que levam a que este fruto venha a ser comercializado. No entanto, para que isto aconteça, é necessário compreender melhor esta planta, tendo já sido feitos alguns estudos, provenientes de teses de mestrado.

A compreensão da fenologia da mesma é crucial para entender o seu desenvolvimento ao longo do ano, quer vegetativo, quer
reprodutivo.

Outro elemento também já estudado são as formas de propagação da camarinha, tendo sido feitos ensaios através de propagação seminal e de propagação vegetativa.

(Continua)

Nota: Artigo publicado na edição n.º 23 do Suplemento Pequenos Frutos.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agropress.pt