FacebookRSS feed

Agrotec

Cooperativa dos Olivicultores de Murça exporta azeite para a China

A Cooperativa dos Olivicultores de Murça começou a exportar azeite para a China este ano, para onde enviou o primeiro carregamento de 11 mil litros e rótulos traduzidos para mandarim para chegar a mais consumidores.

Portugal continua a ser o principal mercado para o azeite de Murça, mas a Cooperativa Agrícola procura abrir novas portas para a venda dos seus produtos.

José Aires, um dos responsáveis pela unidade industrial, disse à agência Lusa que a grande aposta é agora a China. O primeiro contentor carregado «com 11 mil litros de azeite» seguiu para o Oriente neste final de ano, mas, segundo o responsável, o objectivo é exportar com regularidade para aquele país.

José Aires salientou ainda que a cooperativa apostou na tradução dos rótulos para o mandarim, para chegar ao maior número de consumidores.

O azeite de Murça é ainda vendido para o Canadá, Estados Unidos da América, Brasil, bem como para países europeus como Suíça, Luxemburgo ou Alemanha.

Nesta campanha, a Cooperativa de Murça começou sua laboração no final de Novembro, com um atraso comparativamente ao ano anterior.

Devido às condições climatéricas adversas, nomeadamente a seca, a quebra na produção estimada para esta campanha é da ordem, segundo José Aires, dos «50 por cento».

De acordo com o responsável, a produção média deste lagar é de «400 mil litros». «Este ano, se produzirmos 200 mil litros já fico contente», frisou. A descida da produção de azeitona é geral na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, com menos «20 a 30 por cento».

A campanha deste ano ressentiu-se da seca e das condições climatéricas adversas em geral, nomeadamente o calor que afectou a floração no final da primavera.

O sector movimenta anualmente um valor bruto de 30 milhões de euros na região transmontana e alto duriense, que nos últimos anos aumentou a área de olival em mais 30 mil hectares, contabilizando actualmente cerca de 80 mil, que produzem, num ano médio, entre 80 a 90 milhões de toneladas de azeite.

Fonte: Lusa (via Confagri)