FacebookRSS feed

Agrotec

Conselho Europeu de Agricultura e Pescas a 11 e 12 de outubro

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participa, nos dias 11 e 12 de outubro, na reunião do Agrifish – Conselho Europeu de Agricultura e Pescas, que decorre no Luxemburgo.

O Conselho (Agricultura e Pescas) reúne os ministros de cada Estado-Membro da UE. A maior parte dos Estados-Membros faz-se representar por um único ministro para ambos os setores, embora alguns enviem dois ministros – um para a agricultura e outro para as pescas.

Participam também nas reuniões o comissário europeu responsável pela agricultura e desenvolvimento rural, o comissário europeu responsável pela saúde e segurança alimentar ou o comissário europeu responsável pelos assuntos marítimos e pescas.

As reuniões são geralmente mensais. 15 de novembro e 13 de dezembro são as datas dos próximos encontros do conselho.

Durante a sua Presidência, no segundo semestre de 2021, a Eslovénia procura contribuir para reforçar a resiliência da UE perante as crises sanitárias, económicas, energéticas, climáticas e do ciberespaço.

O programa da Presidência dá prioridade a quatro domínios principais, em consonância com os objetivos da agenda estratégica da UE:

  • a recuperação, a resiliência e a autonomia estratégica da UE
  • uma reflexão sobre o futuro da Europa
  • o modo de vida europeu, o Estado de direito e os valores europeus
  • o reforço da segurança e da estabilidade na vizinhança europeia