FacebookRSS feed

Agrotec

Conferência: trabalhos de Biologia nas Albufeiras de Alqueva e Pedrógão

Alqueva_Dez2004A EDIA promove na próxima 5ª feira, dia 19 de junho, em Beja, uma conferência sobre os Trabalhos de Biologia nas albufeiras de Alqueva e Pedrógão.

Alqueva é o principal motor de desenvolvimento de uma vasta região do Alentejo contribuindo para a economia regional e nacional, assente na existência de uma reserva estratégica de água e na garantia da disponibilidade deste recurso para diferentes fins. As albufeiras de Alqueva e Pedrógão constituem as origens de água de todo o Empreendimento e assumem uma relevância crescente enquanto novas zonas húmidas da região.

A EDIA consciente das alterações que a criação destas novas zonas húmidas provocam e da necessidade de adquirir conhecimento de suporte à sua gestão, promove diversos trabalhos de inventariação e monitorização de diferentes grupos biológicos.

As albufeiras de Alqueva e Pedrógão enquadram-se num território transfronteiriço, onde assume particular importância a partilha de informação recolhida em Portugal e Espanha, e de práticas experienciadas por diferentes organismos que atuam neste território.

A realização desta Conferência permite congregar entidades com papel ativo na gestão da área envolvente das albufeiras de Alqueva e Pedrógão, apresentando os trabalhos de biologia realizados nos últimos anos aos diferentes intervenientes neste território, públicos e privados e à comunidade em geral, que poderão beneficiar desta informação e contribuir para a gestão integrada da biodiversidade neste espaço comum.

A partilha de resultados e experiências acrescenta valor aos trabalhos realizados, e o envolvimento de entidades como a Ordem dos Biólogos e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, acentua a importância que os projetos desenvolvidos têm para o ordenamento, a conservação e a valorização dos recursos biológicos.

Pode consultar o programa da Conferência clicando aqui.