FacebookRSS feed

Agrotec

Conferência “O sector do leite na UE: desenvolver para além de 2015? (Bruxelas, 24 de Setembro de 2013)

Dairy productsEsta conferência, que se realiza por iniciativa do Dacian Ciolos, Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, vai explorar as tendências futuras do sector do leite na UE pós 2015.

A abolição do sistema de quotas leiteiras em 2015 irá criar um novo contexto para os operadores económicos, que têm lidado com as quotas leiteiras durante os últimos 30 anos.

Para preparar o sector para este novo ambiente operacional, foram desenvolvidos uma série de novos instrumentos foi desenvolvida no contexto do “Pacote LeiteDocumento em língua inglesa.

Além disso, o sector do leite tem sido objecto de intensas discussões durante o processo de reforma da PAC e com o acordo alcançado em 26 de Junho reforça instrumentos para enfrentar as dificuldades no sector do leite; foram introduzidas alterações nas regras da Organização Comum de Mercado (OCM) única para melhorar a orientação para o mercado da agricultura da UE à luz do aumento da concorrência nos mercados mundiais, oferecendo uma rede de segurança eficaz para os agricultores no contexto das incertezas externas (em conjunto com pagamentos directos e as opções de gestão de riscos em desenvolvimento rural).

O resultado da conferência servirá de base para avaliar se são necessárias medidas adicionais no contexto do relatório da Comissão sobre a evolução da situação do mercado no sector do leite, juntamente com as propostas adequadas previstas para 30 de Junho de 2014 pela regulamentação “pacote leite”.

Cerca de quatro centenas de participantes que representam organizações governamentais e não-governamentais, as instituições da UE, investigadores e entidades económicas serão convidados a analisar as questões.

Fonte:  Comissão Europeia (via Agroportal)