Conferência: Investigação em Fogos Florestais

fogosOs mais conceituados especialistas mundiais na temática dos incêndios florestais vão estar em Coimbra, entre os próximos dias 14 e 21 de novembro, para participar na “7th International Conference on Forest Fire Research”, organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial – ADAI -do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (UC).

 Esta reunião científica, que se realiza de quatro em quatro anos, desde 1990, sempre em Coimbra, tem sido reconhecida como a mais relevante a nível internacional, na área dos incêndios florestais, e tem atraído a Portugal investigadores e técnicos de entidades operacionais de mais de 40 países do Mundo, interessados em apresentar os resultados da sua investigação ou em conhecer os mais recentes avanços nas diversas áreas de gestão dos incêndios.

 Apesar de «ser aberta a todos os temas relevantes do ponto de vista científico, desde os relacionados com a prevenção, com a análise de risco, a propagação do fogo, os efeitos ecológicos, até os de natureza socio económica e de organização dos sistemas de prevenção e combate, existe tradicionalmente um interesse expresso em aspetos relacionados com a modelização do comportamento do fogo e da segurança pessoal», explica o especialista Xavier Viegas, responsável pela organização da Conferência.

 Aproveitando a presença de especialistas de grande mérito, durante o encontro são realizados dois cursos especializados. Assim, no dia 14 de novembro, decorre o Curso sobre Segurança Pessoal nos Incêndios Florestais, coordenado por BretButler, dos Serviços Florestais dos Estados Unidos da América.

 O segundo curso acontece nos dias 15 e 16 de novembro e é dedicado ao tema da modelização do Comportamento do Fogo. Coordenado por AlbertSimeoni, diretor do Laboratório de Segurança contra o Fogo, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, este curso destina-se principalmente a técnicos relacionados com a previsão do comportamento dos incêndios e a investigadores que se dedicam ao estudo dos incêndios.

 Os trabalhos da Conferência arrancam no dia 17, pelas 9 horas, no Hotel Vila Galé, e vão até dia 20 de novembro, com um intenso programa que envolve a apresentação de conferências plenárias por oradores convidados, posters e reuniões de trabalho sobre temas de interesse atual.

 No dia 18, pelas 16 horas, os participantes vão visitar o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), onde será apresentado o «novo sistema de duplo desfiladeiro, para o estudo da propagação do fogo neste tipo de configuração do terreno, que é relativamente comum na natureza. Será igualmente mostrado o sistema gerador de vórtices de fogo verticais (tornados de fogo), que se destina ao estudo sistemático da formação de turbilhões de fogo em incêndios e as suas principais características», realça o Catedrático da UC.

 Os visitantes vão ainda conhecer a «nova estrutura de ensaio de sistemas de proteção de viaturas. Trata-se de um equipamento de aquisição recente, cuja instalação e testes preliminares se encontram em curso. Esperamos com este recurso, que é único na Europa, trabalhar com as empresas que desenvolvem as viaturas, e os sistemas de proteção de cabines de autotanques, no aperfeiçoamento e autenticação destes meios e, ao mesmo tempo melhorar o treino dos Bombeiros na sua utilização, tendo em vista a salvaguarda das suas vidas», conclui.

 O programa da Conferência está disponível em: http://adai.pt/icffr/2014/event/content/index.php?target=showContent&id_pagina=22&defLang=2&event=1