FacebookRSS feed

Agrotec

Conferência Internacional “Sobreiros e setor corticeiro” | 22 a 23 de janeiro

Madrid, de 22 a 23 de janeiro de 2014

logo_corcho_270_top_20Os sobreiros constituem ecossistemas de grande relevância pelas suas condições de sumidouro de CO2 e de barreiras para a desertificação.

Mais da metade da superfície de sobreiros que existe no mundo encontra-se na Península Ibérica, sendo Espanha o segundo produtor mundial de cortiça.  A biodiversidade que alberga está ligada às atividades tradicionais de extração da cortiça e ao aproveitamento agro-florestal das pastagens, onde a paisagem e a conservação da biodiversidade se unem ao aproveitamento tradicional, contribuindo para a melhoria económica e para intensificar o desenvolvimento rural dos seus territórios.

Entre as conclusões extraídas nas Jornadas Internacionais da Cortiça, recentemente realizadas na região francesa de Var, destacam-se as ameaças a que estão submetidas estas formações: envelhecimento das pastagens, incêndios recorrentes, pragas e doenças como a seca, e a variação do regime de chuvas derivado das alterações climáticas. Todas estreitamente ligadas a fatores relacionados com a intervenção do homem.

Tomando estes aspetos como referência e com o objetivo de gerar um espaço de intercâmbio de conhecimento sobre as potencialidades do ecossistema do sobreiro, bem como analisar as perspetivas socioeconómicas que promovam o desenvolvimento sustentável do meio rural dos territórios corticeiros, o Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, a través de la Fundación Biodiversidad, organiza a Conferência Internacional “Sobreiros e o Setor Corticeiro”.

O objetivo deste evento é debater a situação do sobreiro, os valores ecológicos, socioeconómicos e científicos resultantes desta mesma situação, e os serviços ambientais que proporciona: pôr termo às alterações climáticas e à desertificação, redução do risco de incêndio, e reserva de biodiversidade.

Todas as informações aqui.