FacebookRSS feed

Agrotec

Colheita de cereais da China atinge recorde com 607,1 milhões de toneladas

arrozA China registou um novo recorde de produção de cereais neste ano, alcançando uma produção de 607,1 milhões de toneladas, segundo dados do ministério da Agricultura daquele país, divulgados nesta sexta-feira (5/12). Essa é a 11ª colheita recorde consecutiva.

Como a China anulou algumas políticas para permitir o aumento das importações de cereais nos últimos anos, o nível de produção tornou-se um indicador importante sobre o potencial de crescimento do comércio agrícola chinês.

As produções de trigo e arroz cresceram para 7,05 milhões de toneladas, com qualidade dos grãos muito superior à obtida nos últimos anos, afirmou o economista-chefe do ministério da Agricultura da China, Bi Meijia, em conferência de imprensa.

Bi também afirmou que o rendimento das explorações registou um aumento, atingindo o maior nível em oito anos. O ritmo de colheita cresceu 0,9% ante 2013.

Neste ano, o ministério alterou a categoria de cereais sob a qual o país precisa atingir o nível de “segurança absoluta”, excluindo milho e mantendo apenas arroz e trigo. Analistas dizem que a mudança sugere que o governo continuará perseguindo a autossuficiência na produção desses produtos, mas deve deixar o mercado de milho ainda aberto a importações.

O porta-voz não revelou dados de produção de milho, apesar de afirmar que a colheita do cereal registra crescimento constante.

O governo chinês está ansioso por diminuir a sensação, entre agentes da indústria, de que o país está a importar mais grãos. A China também tem trabalhado para ampliar a sua fonte de suprimento de milho. Nos últimos anos, os Estados Unidos foram fonte de 97% das importações chinesas do cereal.

“Agora, importações de arroz, trigo e milho respondem por 2,4% da nossa produção, o que é relativamente baixo”, disse o economista. “Nós vamos importar uma parte do que temos pouca oferta, mas os volumes não serão grandes”, disse.

Ler aqui.