FacebookRSS feed

Agrotec

Cinco Estados-membros superam quotas leiteiras

Na campanha de 2012/2013, apenas cinco Estados-membros, nomeadamente, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Polónia e o Chipre, superaram as suas quotas leiteiras de venda a indústrias.

leite[1]Estas derrapagens ocorreram, apesar dos aumentos anuais da quota em um por cento acordados na revisão intercalar da política agrícola comum (PAC) de 2008. A campanha 2013/2014 é a última na qual se aplicará estes aumentos.

Os cinco países que ultrapassaram a quota têm agora que pagar uma taxa suplementar de 46 milhões de euros por cada 163.700 toneladas. Apesar da superação das quotas nestes Estados-membros, o total de entregas de leite na União Europeia (UE) manteve-se não só muito baixo, com -0,6 por cento do volume de quotas, mas também, a diferença é muito maior em comparação com a campanha de 2011/2013, com – 4,7 por cento.

22 Estados ficaram abaixo da quota e em 13 dos mesmos, as entregas têm sido inferiores mais de 10 por cento da sua quantidade de referência. O número de países que ultrapassarem a quota permanece limitado e o leite entregue acima da quota de venda à indústria apenas supõe cerca de 0,1 por cento de todo o leite ou o,2 por cento no caso de venda directa.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)