FacebookRSS feed

Agrotec

Cientistas desenvolvem laranja com maior capacidade antioxidante

laranjaUma investigação feita por cientistas espanhóis conseguiu obter uma maior quantidade de ß-caroteno (ou beta-caroteno) na polpa e maior capacidade antioxidante.

Os resultados do estudo, realizado por investigadores do Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos do CSIC (Conselho Superior de Investigação Científica), o Instituto Valenciano de Investigações Agrárias e a empresa de base tecnológica do CSIC, Biopolis, foram publicados na revista Plant Biotechnology Journal.

O trabalho dos investigadores consistiu em transformar plantas de laranja doce para que se bloqueie a expressão de um gene endógeno que codifica a ß-caroteno hidroxilasa. Esta enzima está ligada à conversão da ß-caroteno em xantofilas, responsáveis pela cor alaranjada das laranjas.

As laranjas contêm uma grande quantidade de antioxidantes com propriedades saudáveis, como os carotenóides, a vitamina C e outros metabólitos, como os flavonóides e os polifenóis. Muitas destas moléculas vegetais relacionaram-se com uma proteção antioxidante e a prevenção de doenças degenerativas.

Os carotenóides são os principais pigmentos responsáveis de cor da pele e da pulpa dos frutos cítricos e contribuem enormemente ao valor nutricional e antioxidante destes.

Ainda que os cítricos sejam uma fonte rica e complexa de carotenóides, a maioria das variedades de laranja acumulam principalmente xantofilas, que representam mais de 90% do total de carotenóides. Por outro lado, os níveis de outros carotenóides nutricionalmente improtantes, como o ß-caroteno, são considerados deficitários nestas variedades. Para além de ser o precursor mais importante da vitamina A, um grande número de estudos epidemiológicos e de laboratório (in vitro, animal e cultivo celular), sugerem que o ß-caroteno oferece proteção contra detereminadas doenças degenerativas relacionadas com a idade, como alguns tipos de cancro, diabetes tipo 2 e doenças coronárias.

Os autores são:

Elsa Pons, Berta Alquézar, Ana Rodríguez, Patricia Martorell, Salvador Genovés, Daniel Ramón, María Jesús Rodrigo, Lorenzo Zacarías y Leandro Peña. Metabolic engineering of b-carotene in orange fruit increases its in vivo antioxidant properties. Plant Biotechnology Journal. DOI: 10.1111/pbi.12112

Pode ler a noticia completa aqui.