FacebookRSS feed

Agrotec

CIC prevê aumento da colheita mundial de milho

O Conselho Internacional de Cereais (CIC) reviu em alta a sua estimativa de produção mundial de cereais em 2012/2013, com um aumento de 15 milhões de toneladas em comparação com os valores avançados em Novembro.

O CIC, na sua última informação mensal estima uma produção mundial de 656 milhões para o trigo; o que corresponde a uma subida de dois milhões em relação há dois meses, mas com uma quebra de 40 milhões de toneladas em comparação à campanha anterior. O consumo não passa por variações, pelo que as existências finais da campanha terminavam em 174 milhões de toneladas, ou seja, menos 22 por cento comparativamente ao período precedente e o valor mais baixo nas últimas quatro campanhas.

Quanto à produção mundial de milho, o CIC prevê 845 milhões de toneladas, mais 15 milhões frente às estimativas avançadas em Novembro devido à revisão em alta resultante dos bons resultados nos Estados Unidos; na China e na Argentina.

Apesar do aumento, a produção em 2012/2013 seria inferior 32 milhões de toneladas que a campanha precedente, mas superior à registada em 2010/2011 e 2009/2010. O Conselho também corrigiu o consumo em alta, pelo que as existências do final da campanha ficavam nas 113 milhões de toneladas, cerca de 20 por cento inferiores à campanha passada e os resultados mais baixos dos últimos quatro anos. Destaque anda par ao facto das existências dos quatro principais exportadores colocarem-se 46 por cento abaixo da média dos últimos cinco anos.

Para a produção mundial de soja espera-se que seja superior 271 milhões de toneladas em relação aos valores avançados em Novembro, de 267 milhões. O crescimento em alta é consequência de uma melhoria das colheitas previstas para o Brasil e Argentina. As existências estimadas no final da campanha atingiriam 29 milhões de toneladas, mais seis por cento em comparação à anterior.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)