FacebookRSS feed

Agrotec

China investe na modernização tecnológica da agricultura

agricultura.chinaA China vai desenvolver uma indústria de sementes e criar uma política ambiental mais forte, para encorajar a contribuição da comunidade científica no setor, de acordo com fontes oficiais, citadas pelo jornal China Daily. Zhang Laiwu, vice-ministro de Ciência e Tecnologia, explicou o plano do Ministério para aprofundar a reforma do sistema agrícola chinês e promover o empreendimento rural.

Recentemente, o governo chinês tem enfatizado a importância dos programas de redução da pobreza na zona rural e do investimento na agricultura.

Ressaltando a importância da modernização, Zhang disse: “a China tem uma indústria de sementes enorme, mas esta está dispersa e fraca, comparada com o negócio mais forte de sementes no mundo.”

Por isso, será necessária uma reforma da configuração geral da distribuição regional da indústria, mas também a atração de pesquisas científicas ao setor da indústria de sementes para que a China seja competitiva, disse Zhang.

O Ministério adotou uma série de reformas desde 2012, inclusive direcionando 1,6 mil milhões de yuanes (192 milhões de Euros) a 25 projetos nacionais relacionados com a indústria de sementes, encorajando empreendimentos na produção de 535 variedades de plantas, com alto rendimento e mais resistentes e na expansão das plantações das melhores variedades a 23,33 milhões de hectares.

De acordo com Zhang, o Ministério também vai formular políticas mais favoráveis para apoiar os especialistas em ciência e tecnologia para tornarem-se empreendedores agrícolas, para garantir o avanço dos projetos fora do âmbito académico.

A nível nacional, o órgão do governo encorajou este processo desde 2009. Entre aquele ano e 2013, 720 mil especialistas da área mudaram-se para zonas rurais, onde devem usar seu conhecimento para a produção comercializada, com políticas governamentais de financiamento e arrendamento, para ajudar os agricultores a beneficiarem-se da modernização agrícola.

Ler aqui.