FacebookRSS feed

Agrotec

Centro de Biotecnologia de Plantas nasce no Fundão

O parque agroindustrial de Soalheira, Fundão, vai receber o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, no âmbito de um protocolo celebrado entre o Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade da Beira Interior (UBI).

O IPCB e a UBI assinaram dois protocolos de cooperação que envolvem a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Os documentos assinados pelo presidente do IPCB, Carlos Maia, e pelo reitor da UBI, António Fidalgo, incluem as áreas da biologia da reprodução animal e da biotecnologia de plantas.

Carlos Maia referiu que no âmbito do protocolo da biotecnologia de plantas será criado um novo centro, o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, «que engloba também a Câmara Municipal do Fundão». «O centro vai ficar no parque agro-industrial de Soalheira, no Fundão», disse.

O presidente do IPCB explicou ainda que, neste momento, «estão a lançar-se concursos para adaptar alguns edifícios e para aquisição de equipamentos. Tudo isto foi submetido a uma candidatura e aguarda-se que seja aprovada».

O reitor da UBI congratulou-se com a assinatura dos dois protocolos, realçou a importância da colaboração entre as instituições de ensino superior e disse que «hoje em dia as instituições dependem muito das actividades de investigação».

«Com estes protocolos estamos a cimentar parcerias estratégicas que darão resultado a breve, médio e longo prazo. É destes pequenos passos que se faz a história das instituições», disse o reitor da UBI.

«Tanto a UBI como o IPCB têm dezenas de anos de actividade a promover a região. Penso que as instituições ainda têm muito mais para dar à região se o fizerem em parceria», referiu António Fidalgo.

Fonte: Lusa (via Confagri)