FacebookRSS feed

Agrotec

Caviar Branco português: um negócio emergente de 1.500€ por kilo

As ovas de caracol podem ser encontradas em diversos menus de restaurantes gourmet em Portugal, mas este produto relativamente desconhecido é maioritariamente exportado para mercados como o espanhol ou o francês.

Mais conhecido como caviar branco, este caviar é diferente do comum, ao ponto de poder ser considerado "o exemplo perfeito do contrário", segundo Altair Joaquim, Gestor de Projeto do Caviar Blanc, empresa algarvia produtora desta iguaria, em declarações ao portal Norte-Americano Inside The World.

De acordo com Joaquim, enquanto que o caviar comum tem "sabor a mar", as ovas de caracol podem ser vistas como o oposto porque são "terrestres" e são ovas "mais compactas, que não se partem tão facilmente". Isto resulta num sabor muito particular e interessante, provocando a sensação gustativa de "um cogumelo doce com uma sabor a beterraba vincado".
Este tipo de caviar provém da ova de caracol Helix Aspersa Maxima, a espécie que proporciona melhor qualidade, segundo o empresário.
Os caracóis são produzidos nas instalações da empresa, situada na cidade de Olhão, sendo escolhidas as ovas de forma muito cuidadosa, antes de serem devidamente processadas.
Através do processo, uma larga parte da produção é perdida (os seus caracóis têm uma taxa de mortalidade de 50%), adicionando às ovas que têm defeito e são descartadas após o tratamento.

É precisamente devido ao enorme grau de dificuldade de processamento que faz com que a base do preço deste "ouro" branco atinja os 1.500€ por kilo.
Apesar da produção desta variedade de caviar já existir em alguns mercados europeus, principalmente em França, a produção no nosso país e na Caviar Blanc em particular, é um pouco diferente, sendo mais puro, pois não é sujeito a nenhum processo de pasteurização.
A ideia de produzir este produto apareceu há 30 anos, quando o pai de Altair Joaquim, decidiu tentar produzir ovas no país dos caracóis, a França.
Já em solo português, o filho Altair dispendeu vários anos a trabalhar neste projeto, efetuando variados testes para "garantir que o produto final era consistente, constante e com um ótimo sabor", adianta Altair Joaquim.

O maior mercado do caviar branco português é a Espanha, apesar de estar presente também em França, estando agora a abrir mercados em países mais distantes, como os Emirados Árabes Unidos, China ou Singapura.

Fonte: Inside the World, Caviar Blanc.