FacebookRSS feed

Agrotec

Campanha de azeite é a maior dos últimos 50 anos

azeitonasA produção de 627.000 toneladas de azeitona para azeite, durante a última campanha – de 2013/2014, foi a maior desde a década de 60.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de divulgar os últimos dados relativos à campanha de azeite relativa a 2013/2014, que apontam para um aumento superior a 50% da produção de azeitona para azeite, face à campanha anterior.

De acordo com o INE, o processo de floração foi abundante e decorreu sem problemas, “tendo as oliveiras apresentado uma carga de frutos muito razoável”. E acrescenta ainda que o impacto das chuvas em fases cruciais do desenvolvimento do ciclo cultural “favoreceu o calibre da azeitona, com a maior parte da produção a chegar à fase da colheita em boas condições sanitárias”.

Recorde-se que este resultado historicamente elevado (de 627 mil toneladas de azeitona) resulta sobretudo da entrada em plena produção de áreas significativas de novos olivais intensivos, especialmente no Baixo Alentejo.

Produção quadruplica desde os anos sessenta

“O crescimento do setor oleícola, em resultado do investimento privado e da opção estratégica de apoio e promoção da fileira, é uma evidência demonstrada pelo facto de a produção ter praticamente quadruplicado desde 2000, atingindo valores semelhantes aos da década de sessenta, que garantem a autossuficiência nacional do consumo deste produto basilar da dieta mediterrânica”, refere ainda o relatório hoje divulgado pelo INE.

Ler aqui.