FacebookRSS feed

Agrotec

Cadeia alimentar: UE autoriza o uso de ácido láctico para a descontaminação de carcaças de bovinos

A Comissão Europeia aprovou ontem uma medida que autoriza o uso de ácido láctico para reduzir a contaminação microbiológica de superfície em carcaças de bovinos, e que entrará em vigor em 25 de Fevereiro de 2013.

A Legislação de higiene europeia proporciona a possibilidade de autorizar o uso de um tratamento de superfície para a descontaminação de alimentos de origem animal, como a aplicação de ácido láctico.

A possibilidade de utilizar o ácido láctico não deve, de forma alguma, ser considerado como uma substituição das boas práticas de higiene nos procedimentos operacionais e no abate. Na verdade, deveria ser integrado em boas práticas de higiene e em sistemas que já estão em vigor, com base na análise de riscos e pontos críticos de controle.

Esta ferramenta adicional ajudaria a reduzir a contaminação por agentes patogénicos mais importantes amplamente encontrados em doenças de origem alimentar, tais como Verocytotoxin produtoras de E. coli (VTEC) e Salmonella.

A medida foi precedida de uma rigorosa avaliação do risco pela Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA na sigla inglesa), que resultou em um parecer favorável publicado em 26 de Julho de 2011, sobre a segurança e eficácia do ácido láctico.

Via Agroportal