FacebookRSS feed

Agrotec

Brasil exporta pela primeira vez carne de porco para os E.U.A.

suinosNo passado dia 20 de novembro, o Brasil exportou pela primeira vez carne de porco fresca para os E.U.A. O envio foi de 25 toneladas, com origem no Estado de Santa Catarina.

Ainda que o volume de exportação tenha sido pequeno, considera-se uma grande oportunidade para entrar e gradualmente consolidar o mercado dos E.U.A. O presidente da Central de Cooperativas considera que existe uma oportunidade para os produtos como osso, especialmente costeleta e lombo, apesar dos rígidos requisitos de saúde animal exigidos.

Para conseguir esta exportação foram necessários dois anos de negociações e as visitas de inspeção dos E.U.A. a explorações no Brasil.

Os E.U.A. são o maior exportador de carne suína do mundo e o terceiro maior produtor.

O Brasil produziu um total de 3,53 milhões de toneladas de carne de porco. A produção deste ano chegou a 3,55 milhões de toneladas. O ano passado as exportações ascenderam a 1.350 milhões de dólares, chegando a aproximadamente 513.000 toneladas. Em 2014, até outubro, já se exportaram 1.330 milhões de dólares, o que corresponde a 410.000 toneladas.

Ler aqui.