FacebookRSS feed

Agrotec

Brasil entre os principais fornecedores dos mercados agrícolas na próxima década

A América Latina, sobretudo o Brasil, será uma das regiões onde a agricultura mais crescerá, a par da Europa de Leste, tornando estas duas regiões nos principais fornecedores agrícolas na próxima década, indica o relatório “Perspectivas Agrícolas 2013-2022”.

O relatório será apresentado em Pequim pelo secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurría, e pelo director-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva.

Segundo o documento, em 2022, os países em desenvolvimento serão responsáveis pela maioria das exportações de cereais, arroz, oleaginosas, óleos vegetais, açúcar, carne e peixe.

No lado das importações, as regiões com maior défice alimentar são o Médio Oriente, África e Ásia, prevendo-se que registem o maior incremento em termos de procura alimentar e importações agrícolas na próxima década devido ao aumento dos rendimentos da população e expansão das classes médias em muitos destes países.

O Brasil deve crescer a uma taxa média de 4,3 por cento tornando-se com outras economias emergentes, um dos principais impulsionadores da economia mundial.

Leia o resto aqui.