FacebookRSS feed

Agrotec

Bombeiros destruíram 35 ninhos de vespa asiática no Alto Minho em 2013

abelhas“Este ano, em termos de casos que nos foram participados, já destruímos 35 ninhos. Mas trata-se de um número que está de acordo com o que era expectável e que corresponde à evolução desta espécie”, explicou à agência Lusa Robalo Simões, 2. Comandante Operacional Distrital Operacional de Operações de Socorro de Viana do Castelo.

Deste total, acrescentou, o grosso dos ninhos de vespa velutina – conhecida  também como asiática e que ameaça a produção de mel -, foram destruídos  pelos bombeiros no concelho de Viana do Castelo, com 24 casos.

Há ainda registo de cinco ninhos destruídos igualmente nos primeiros  sete meses do ano no concelho de Monção, quatro em Ponte de Lima e dois  em Caminha.

Do total de 35 ninhos destruídos no distrito, cerca de uma dezena foram  eliminados já durante o mês de julho e apenas no concelho de Viana do Castelo.

Por norma são detetados a mais de 10 metros de altura, no topo de árvores,  mas nas últimas semanas há registo, igualmente, de ninhos encontrados em  zona de silvas.

Para ler aqui.