FacebookRSS feed

Agrotec

Biofach prevê receber mais de 43.000 profissionais na próxima edição

Biofach 2013A Biofach, feira internacional de Agricultura Biológica que se realiza em Nuremberga, na Alemanha, espera receber na edição de 2015, a realizar-se de 11 a 14 de fevereiro, mais de 43.000 profissionais e  2.300 expositores , como sucedeu na edição de 2014.

A Biofach é uma feira inteiramente dedicada à agricultura biológica, aparecendo para dar resposta a um mercado em crescimento: o volume de vendas do setor de alimentos biológicos tem aumentado a nível mundial. Atualmente, na UE, mais de 10 milhões de hectares são destinados a cultivos biológicos (5,6% do total utilizado pelos solos agrícolas). A cada vez maior oferta de alimentos biológicos, a criação de novos canais de distribuição e a boa fidelização dos clientes levam ao crescimento sustentável das vendas.

“Livre de” (Free From) é o tema em destaque para 2015

Depois de no ano transato a tendência em destaque ter sido a cultura Vegan, este ano o tema em destaque foca-se nos géneros alimentícios para clientes com necessidades nutricionais especiais, os produtos “Livres de” (ex: sem glúten).

 Biofach 2013

Prémios, Provas de Degustação, Workshops e Transferência de Conhecimento

A Biofach conta também com várias provas de degustação, bem como a realização de congressos e workshops, com vista a potenciar a transferência de conhecimento entre os participantes e visitantes da feira. Outro destaque vai também para os Prémios de Produtos da Biofach, que incluiem azeite, vinho, entre outros. Estes prémios da Biofach caracterizam-se por um painel de júris misto, composto por especialistas (40%) e consumidores (60%), com o objetivo de avaliar com maior precisão os produtos de maior qualidade e com um efetivo alinhamento com o mercado.

Alemanha é o maior mercado de alimentos biológicos da Europa

O volume de vendas de alimentos biológicos na Alemanha aumentou em 2013 de 7,04 para cerca de 7,55 mil milhões de euros, registando um aumento de 7,2%, segundo a federação da Indústria de Alimentos Biológicos de Berlim (BOWL).

Porém, a superfície de cultivo não conseguiu acompanhar este ritmo de crescimento, crescendo de 1,03 para 1,06 milhões de hectares (+2,5%).

Excelentes perspetivas para alimentos biológicos também na Holanda: o volume de vendas de alimentos biológicos, em 2013, subiu para 1,07 mil milhões de euros, com um crescimento de 6-8% no setor biológico em geral e de 9% no comércio de alimentos naturais. Na França, o volume de vendas atingiu em 2013 os 4.56 mil milhões. Neste país, o volume do mercado biológico entre 2007 e 2013 duplicou. No entanto, a percentagem de alimentos biológicos no mercado total de alimentos é de apenas 2,5%. Em Espanha, estima-se que o volume de mercado ascenda aos mil milhões de euros anuais, ao passo que em Portugal o valor é de apenas 21 milhões de euros. No caso espanhol o consumo per capita é de 21€/ano e em Portugal é de apenas 2€/ano.