FacebookRSS feed

Agrotec

Biocant estuda microbioma natural presente na videira

Biocant_grandeangularOs Investigadores do Biocant, liderados por Ana Catarina Gomes, publicaram o primeiro estudo que caracteriza o microbioma natural presente na videira. Na vinha, a presença de comunidades microbianas, tanto fungos como bactérias, é especialmente importante: o equilíbrio destas comunidades é fundamental para garantir a saúde e vitalidade da planta, o que se repercute na qualidade das uvas, no rendimento da produção, no processo fermentativo e, por conseguinte, na quantidade e na qualidade do vinho produzido.

No estudo agora publicado, os investigadores do Biocant recolheram amostras de folhas de videira numa vinha piloto instalada na região da Bairrada para caracterização do microbioma natural da vinha, durante todo o seu ciclo vegetativo.

O microbioma da videira caracterizou-se pela copresença de microrganismos fitopatogénicos e benéficos, sendo que os microrganismos mais abundantes foram o Aureobasidium, um fungo considerado como agente fitoprotetor das plantas, e as bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae.

Ao longo do ciclo vegetativo, as comunidades microbianas revelaram-se extremamente dinâmicas e a biodiversidade presente variou ao longo do tempo: a biodiversidade de fungos e leveduras diminuiu com a evolução do ciclo vegetativo, o que constituiu uma oportunidade para a proliferação da comunidade de bactérias.

Na base da explicação da diminuição da biodiversidade eucariota, surge a aplicação dos tratamentos químicos que, para além de afetarem a biodiversidade, afetaram simultaneamente a abundância dos microrganismos fitopatogénicos e benéficos.

Verifica-se, assim, que o controlo químico dos agentes causadores de doença, também impacta as comunidades dos microorganismos benéficos para a planta, que depois têm maior dificuldade em se restabelecer. Assim, estes tratamentos causam um desequilíbrio grave no ecossistema microbiano da vinha.

Este é o primeiro estudo que caracteriza o microbioma natural presente na videira e, dada a sua importância, permite analisar pormenorizadamente as interações estabelecidas entre os microrganismos e planta, bem como o equilíbrio do micro ecossistema, o que constituirá uma forte contribuição para o melhoramento das estratégias de gestão da vinha.

Este estudo foi realizado por investigadores da Unidade de Genómica do Biocant, liderada pela Doutora Ana Catarina Gomes, e enquadra-se na linha de investigação do Biocant exclusivamente dedicada à Vinha e ao Vinho.

O artigo poderá ser consultado na íntegra aqui. (via Ciência Hoje)