FacebookRSS feed

Agrotec

Beja acolhe o II Congresso da Portugal Nuts

Na manhã do próximo dia 9 de maio, decorrerá no Cine-Teatro Pax Julia, em Beja o segundo congresso dedicado aos frutos secos, que incidirá este ano na relação entre a água e os frutos secos, apresentando publicamente os resultados do estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos, desenvolvido pela Portugal Nuts em parceria com a Real Academia de Ingeneria de Madrid, e promovendo um debate sobre o tema.

A inovação, a sustentabilidade e os mercados internacionais são os outros temas em análise nas três Mesas Redondas do II Congresso Portugal Nuts. A participação é livre e gratuita, mediante inscrição prévia aqui.

A primeira mesa-redonda do evento ‘A Água e o Setor dos Frutos Secos’ inicia-se pelas 10h00 e estão confirmadas neste painel as presenças de Duarte Correia (DuckRiver), Isabel Martins (Revista Sustentável), José Pedro Salema (Presidente EDIA), Pedro do Carmo (Coordenador da Comissão de Agricultura do Parlamento) e Tomás Tenreiro (SISTAGRO) para debater os resultados do estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos.

Seguidamente, após a pausa para café e network, começa pelas 11h00, a mesa-redonda ‘Inovação e Sustentabilidade no Setor dos Frutos Secos’ que conta com a participação de Paulo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão), Pedro Pimentel (Centromarca) e Filipa Saldanha (responsável de sustentabilidade do Crédito Agrícola). Por Zoom participa o Rui Coutinho, professor da NOVA SBE, reconhecido innovation advisory.

No último painel do evento, relativo ao tema de ‘Mercados de Frutos Secos: Tendências Nacionais e Internacionais’, estão confirmadas as participações de Bill Harp (Ex-Presidente Almond Board California e atual investidor em Portugal em frutos secos), José Luis Bosch (Coordenador da DESCASCALMENDRA) e ainda por Tim Jackson (Presidente do Almond Board of Australia) que também quis marcar a sua presença, partilhando algumas palavras por vídeo. Participa também Joan Fortuny Queralt (De Prado Almonds).

A sessão termina com um momento ‘Amigos Portugal Nuts’, um projeto de responsabilidade social que se realiza este ano pela primeira vez e que pretende atribuir um donativo a instituições de solidariedade social. Na edição deste ano será atribuído ao Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco "A Buganvília".

PROGRAMA:

08h30 – Receção Participantes (Pax Julia & Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito)

09h00 – Discurso de Abertura

09h15 – Apresentação do Estudo – Necessidades Hídricas das Culturas de Frutos Secos nas principais zonas de produção

10h00 – Mesa Redonda I – A Água e o Setor dos Frutos Secos

10h30 – Coffee Break

11h00 – Mesa Redonda II - Inovação e Sustentabilidade no Setor dos Frutos Secos

11h45 – Mesa Redonda III - Mercados de Frutos Secos: Tendências Nacionais e Internacionais

12h30 – Amigos Portugal Nuts

13h00 - Encerramento

A Portugal Nuts, Associação de Promoção dos Frutos Secos, representa atualmente 50 associados, desde produtores a processadores, e cobrindo cerca de 15 mil hectares de terreno. A Associação, tem como objetivo o estudo, experimentação, demonstração e divulgação de práticas culturais adequadas à realidade nacional dos pomares de frutos secos, e que conduzam ao aumento da competitividade dos seus associados, bem como a defesa e representação dos interesses dos associados junto de todas as entidades, oficiais ou privadas, de âmbito nacional ou internacional.