FacebookRSS feed

Agrotec

Balança Comercial: Exportações sobem 7% e importações 3,7% entre setembro e novembro

portodeleixoesSegundo dados do INE, as exportações registaram um aumento de 7% no trimestre entre setembro e novembro, face ao período homólogo de 2012. As importações também cresceram 3,7% no mesmo período.

Estes números fizeram abater a balança comercial em quase 279 milhões de euros. Ainda assim, de outubro para novembro do ano passado, regista-se uma amortecimento das exportações na ordem dos 0,7% e nas importações regista-se uma queda de 10%.

Se a comparação for com novembro de 2012, regista-se um aumento das exportações de 7,2%, principalmente graças às trocas comerciais dentro da U. E. e em todos os produtos, em especial nos combustíveis minerais.

Já as importações registaram um aumento em 3,2 pontos percentuais face a novembro de 2012, novamente devido às trocas comerciais entre os estados membros, em particular no comércio de veículos e outros materiais de transporte, produtos agrícolas e maquinaria. Mas em relação ao mês anterior de outubro de 2013 as importações registaram um tombo de 10%.

Fonte: SICNotícias.