FacebookRSS feed

Agrotec

Azkar obtém certificado ambiental pela redução das emissões de gases

Distinção é da Associação Espanhola de Certificação e Normalização e teve por base análise a inúmeros centros de logística, em Portugal e Espanha

A Azkar – uma das maiores empresas de logística e transporte ibéricas, que integra a rede Dachser – acaba de receber um certificado ambiental pela redução de gases de efeito de estufa. As emissões de CO2 inferiores à norma em 1,02 por cento proporcionaram a obtenção de um certificado à Azkar, que aplica práticas ambientais sustentáveis. A AENOR – Associação Espanhola de Certificação e Normalização verificou as emissões de gases de efeito de estufa reportados em 2012 pela Azkar, em todos os centros fixados em Portugal – nomeadamente em Lisboa, Porto, Coimbra, Guarda e Faro, e em algumas cidades espanholas, como Alicante, Almeria, Barcelona, Sevilha, Valência, Madrid, entre outras.

azkar

O “Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Azkar”, em 2012, contribui para avaliar as emissões de gases de efeito estufa da organização, para identificar oportunidades que reduzam a pegada de carbono e para verificar a participação em programas voluntários de gases de efeito de estufa. Os compromissos da Azkar – como meio responsável pela manutenção de um compromisso de melhoria contínua – reforçam o relacionamento com os clientes e com o público em geral. A aplicação da metodologia da medição da pegada de carbono – segundo a norma europeia UNE-EN ISO 14064 – possibilita a poupança em três vertentes: ambiental (diminui as emissões de gases com efeito de estufa), energética (maior eficiência energética) e financeira (a eficiência energética resulta em poupança económica).


A Dachser emprega cerca de 25 mil trabalhadores em 424 centros espalhados por 41 países. Em 2012, a Dachser alcançou um volume de negócios de 4,41 mil milhões de euros. Em virtude da recente aquisição da totalidade do capital da AZKAR, uma das maiores empresas de logística e transporte espanholas, a Dachser apresenta-se no território nacional como Azkar para o segmento de logística e transporte terrestre de mercadorias.

Presente nas cidades de Porto, Coimbra, Guarda, Lisboa e Faro, a AZKAR – parte integrante da Dachser (Alemanha) – opera nas áreas de transporte terrestre doméstico e internacional – carga fracionada, grupagem, lotes e camião completo -, armazenagem e logística contratual, complementada com diversos serviços de valor acrescentado (picking and packing, gestão de stocks, encomendas e devoluções, etiquetagem, controlo de qualidade, etc.). Os transportes aéreo e marítimo de e para o território nacional são assegurados pela Dachser Air & Sea Logistics.