Avicultura: Novas Normas na Inspeção de aves nos EUA

1676_aviculturaEntraram em vigor na passada segunda feira novas regras para a inspeção de aves nos Estados Unidos. Estas centram-se mais na introdução de medidas preventivas para evitar a ocorrência de problemas.

As explorações avícolas terão que implementar medidas preventivas para evitar a presença de bactérias, como a Salmonella e a Campylobacter. A contaminação em frangos por via destas duas bactérias aumentou recentemente.

No terceiro trimestre de 2013, nos EUA, a prevalência de Salmonella em carcaças de frango foi de 4,5%, contra 2,6% no segundo trimestre. No caso da Campylobacter subiu de 5,7% no segundo trimestre para 6,1% no terceiro trimestre.

 As novas regras visam reduzir a contaminação patogénica (estabelecimento de procedimentos para o controlo da contaminação fecal no abate e na preparação), melhorar a eficácia das inspeções e fazer melhor uso dos recursos.

 Uma das medidas introduzidas é o estabelecimento de uma velocidade máxima na linha de sacrifício de 140 frangos jovens de por minuto e55 perus por minuto.

 Esta norma irá ser aplicada progressivamente segundo o tamanho do estabelecimento: a partir de 19 de novembro em estabelecimentos com mais de 500 empregados, a partir de 19 de dezembro para explorações com um numero de colaboradores entre 10 e 500 colaboradores e 17 de fevereiro quando o estabelecimento conta com menos de 10 colaboradores.

Ler aqui.