FacebookRSS feed

Agrotec

Avianense investe em nova fábrica que inaugura ainda este ano

A nova fábrica de chocolates da Avianense está pronta e vai ser inaugurada até meados deste ano, tendo sido investidos no projecto 2 milhões de euros, disse à Lusa o proprietário da empresa portuguesa.

Luciano Costa explicou que a fábrica, que começou a ser construída em Junho de 2011, “está pronta e vai ser inaugurada até meados de 2013″, situando-se próximo da actual unidade fabril em Durrães, Barcelos, num “investimento de dois milhões de euros”.

Fundada em 1914, a fábrica de chocolates Avianense foi declarada falida pelo Tribunal Judicial de Viana do Castelo em 24 de Setembro de 2004 devido a dívidas de 2,155 milhões de euros, sendo o Estado então o maior credor ao reclamar 1,142 milhões de euros relativos ao IRS, IVA e à Segurança Social.

A marca Avianense, bem como os equipamentos e a frota da empresa, foram arrematados por cerca de 150 mil euros por Luciano Costa que, em Agosto de 2005, começou da “estaca zero” e retomou o fabrico dos chocolates aproveitando as instalações de uma fábrica de confecções em Durrães, de que era dono.

Das instalações da nova fábrica 2400 m2 vão ser ocupados pela produção, embalagem e armazenamento e 1100 m2 por um museu, com livros, filmes, fotografias, máquinas e outras curiosidades – que contarão a história da Avianense e do fabrico do chocolate – e por escritórios.

“A empresa tem vindo a crescer lentamente, mas de forma sustentada. Temos lutado contra as adversidades impostas pela crise, mas a marca Avianense apostou, decididamente, na participação em prestigiadas feiras internacionais e está a olhar para novos mercados externos”, disse à Lusa o empresário.

Na calha, em 2013, está o Kuwait, China e a Região Administrativa Especial de Macau.

A Avianense já exporta para os EUA e para Angola, disse Luciano Costa, mas além do mercado interno, onde a aposta vai para “a grande distribuição, há que procurar outro mercado”.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)