FacebookRSS feed

Agrotec

Auto-suficiência do azeite será superada já este ano

AZEITEAs 85 mil toneladas de azeite esperadas para este ano poderão fazer dele o melhor dos últimos 40 anos, e assim superar a auto-suficiência, na relação entre o que se produz e o que se consome no país.

Os fortes investimentos em novas plantações de olival, no Alentejo, em especial no Alqueva, mudaram a paisagem do país e o resultado está à vista. A campanha do azeite, que se concluirá em março, deverá ser «a mais alta das últimas décadas», com cerca de 85 mil toneladas, que é um pouco superior ao consumo anual no país, estimado em 80 mil toneladas, segundo Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite.

Dará para esquecer o último ano, com 59 mil toneladas, e superar as 76 mil toneladas de 2012, que tinha sido o melhor dos últimos 40 anos. E dará para começar a dar valor a tudo o que se investiu na última década na plantação de oliveiras, e que dá agora os seus frutos. Um desses investimentos resultou mesmo no maior olival do Mundo, quando, em 2010, a Sovena adquiriu um olival no Alentejo que a habilitou a ficar com um total de 9.700 hectares.

Para ler aqui.