FacebookRSS feed

Agrotec

Aumento de 80% na produção de azeite em 2017

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação anunciou que a produção de azeite atingiu, em 2017, as 125 mil toneladas, o que representa um aumento de cerca de 80% em relação a 2016.

azeite

Luís Medeiros Vieira referiu ainda que as exportações de azeite registaram, no final de 2017, um valor global de 496 milhões de euros.

Depois de uma reunião com olivicultores o governante sublinhou o «desenvolvimento exemplar da olivicultura», setor que «na última década viu a produção quadruplicar e as exportações triplicarem».

Segundo o secretário de Estado, Portugal passou «de uma situação deficitária no setor do azeite para um país exportador com um “superavit” de 150 milhões de euros».

Na última década, o crescimento do preço médio, por quilo, das exportações registou um aumento de 35%.

«Esta dinâmica teve um impacto significativo na valorização da produção olivícola e traduziu-se num aumento real dos rendimentos dos olivicultores, como ocorreu na região de Trás-os-Montes», afirmou Luís Vieira.

O governante destacou o facto de a região ser a segunda maior produtora de azeite em Portugal, dispondo de «diferentes variedades regionais que permitem uma diferenciação da oferta de azeite, de reconhecida qualidade no mercado nacional e internacional».

«Esta performance notável deve-se ao investimento qualificado que tem vindo a ser feito em lagares de azeite de alta tecnologia, à expansão da área de olival de regadio e a uma aposta sustentada no conhecimento e nas novas tecnologias originando um azeite de qualidade diferenciada», salientou.

Luís Vieira referiu ainda que é preciso «diversificar os destinos da exportação de azeite» e desafiou a produção a «explorar novas geografias e a continuar o percurso de investimento e inovação».

«Assumimos o compromisso de continuar a trabalhar intensamente para abrir novos mercados e levar o azeite português a outros destinos, já que 80% das exportações de azeite têm como destino Espanha e Brasil», acrescentou.

Em Valpaços, o secretário de Estado visitou ainda a Feira do Folar que, que decorreu até domingo, teve à venda cerca de 50 toneladas de folar e fumeiro, gerando uma receita direta de um milhão de euros durante os três dias.

A vigésima edição da feira representa o início da venda do folar certificado de Valpaços, depois da atribuição da Indicação Geográfica Protegida (IGP), em 2017.

Fonte: Lusa