FacebookRSS feed

Agrotec

Apicultores reúnem-se para analisar expansão da vespa asiática

Apicultores de todo o país vão analisar este mês, em Vila Nova de Cerveira, a presença da vespa asiática em Portugal, espécie que ameaça a produção de mel e cuja expansão é receada por estes profissionais.

Organizado pela Federação Nacional Apicultores de Portugal (FNAP), que reúne cerca de 40 associações de produtores de mel de todo o país, este encontro, agendado para 25 de Outubro, surge numa altura em que a Protecção Civil confirma ter detectado, só este ano, 101 novos ninhos desta espécie invasora no Alto Minho.

Segundo João Casaca, técnico daquela federação, o objectivo do encontro é “partilhar conhecimentos e técnicas de combate” à progressão desta vespa predadora das abelhas nacionais.

“No curto e médio prazo vamos assistir à expansão territorial desta espécie, tal como acontece em todas as invasoras. Apenas as mudanças climáticas, com as diferenças entre o norte e o sul, poderão limitar essa expansão, dado tratar-se de um insecto que se reproduz bem e que não tem predadores”, apontou o técnico da FNAP.

Para ler o resto aqui.