FacebookRSS feed

Agrotec

ANPROMIS cria Centro de Competências para investigação do milho

A ANPROMIS, em parceria com o INIAV e a Câmara Municipal de Coruche, vai criar o Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo.

milho

A assinatura do protocolo de constituição e funcionamento do InovMilho acontece a 28 de setembro, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, no âmbito de um Dia de Campo, com a presença do ministro da Agricultura e cerca de 300 outros convidados.

O InovMilho será um espaço de investigação e partilha de conhecimentos, agregando todos os agentes da fileira do milho e sorgo na persecução de uma estratégia comum de desenvolvimento destas culturas.

Os principais objetivos deste Centro passam pela elaboração de uma agenda de investigação para as culturas do milho e sorgo que sirva de orientação às políticas públicas e a promoção da competitividade desta fileira através do uso racional e mais eficiente dos factores de produção.

O InovMilho «contribuirá também para a avaliação dos parâmetros qualitativos e de rendimento industrial do milho nacional e apoiará os agricultores na selecção de variedades mais aptas à alimentação do efetivo leiteiro nacional. O Centro dará ainda o seu contributo ao incentivo de novas utilizações do milho e sorgo, nomeadamente na área da alimentação humana e na produção de materiais biodegradáveis», explica a ANPROMIS.

As cerca de 35 entidades parceiras do Centro participarão de forma regular em projetos comuns de I&DT nas áreas prioritárias definidas no âmbito do InovMilho e na divulgação e transferência do conhecimento científico e da tecnologia produzidos na fileira do milho e sorgo.

«Congratulamo-nos com a adesão de um elevado número de entidades de âmbito nacional ao InovMilho, o que demonstra a vitalidade desta fileira e a sua importância estratégica na agricultura de regadio», afirma José Luis Lopes, presidente da ANPROMIS.

O Dia de Campo tem início pelas 9h30 com uma apresentação sobre a problemática da cefolosporiose, seguindo-se uma visita aos campos de ensaio de milho e sorgo instalados na Estação Experimental António Teixeira, onde decorre o projeto de investigação aplicada Sanimilho, com a parceria de várias empresas de fatores de produção.