FacebookRSS feed

Agrotec

Ano 2011 terá a maior declaração “vintage” de sempre no Vinho do Porto

O ano de 2011 será o da maior declaração “vintage” de sempre no Vinho do Porto, depois de mais de 40 empresas terem já avançado com essa declaração, disse à Lusa o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Porto Vintage 2011A declaração «oficial» é feita quando a maior parte das empresas produtoras de Vinho do Porto está em sintonia quanto a essa rara classificação, o que só ocorre duas ou três vezes por década. O século XXI só teve, até agora, dois anos ”vintage”, 2007 e 2003, a que juntará, agora, 2011.

De acordo com Manuel Cabral, até agora foram já mais de 40 as empresas de Vinho do Porto que avançaram com a declaração de “vintage” relactivamente a 2011: a Sogrape fê-lo ainda em Março e várias outras seguiram-lhe o exemplo em Abril e este mês, como a Taylors, de David Guimaraens, a Sogevinus, o grupo Symington ou a Real Companhia Velha.

Com o prazo para envio pelos produtores das suas amostras para o IVDP a terminar sexta-feira, Manuel Cabral diz terem sido apresentadas «mais de 50 amostras, de mais de 30 empresas».

Para ler aqui.