FacebookRSS feed

Agrotec

Angola: Produção agrícola não satisfaz

Angola é o 16º. país com maior potencial agrícola do mundo. Até 1973, o sector agrícola angolano satisfazia a maior parte das necessidades alimentares do mercado nacional, chegando a ser um dos maiores exportadores mundiais de café e outras commodities do ramo, contudo, actualmente apenas 3% da terra arável está cultivada.

Sendo que de acordo com a FAO, organismo das Organização das Nações Unidas (ONU) vocacionado ao sector alimentar, em Angola existe uma área potencial para fazer agricultura de cerca de 58 milhões de hectares, dos quais somente foram cultivados cerca de 5,2 milhões de terras no ano agrícola 2011.

No sentido de ultrapassar o mau momento que o sector vive, devido ao longo período de guerra que assolou o país, o Executivo angolano pretende atingir até 2017, por via do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, uma produção anual de 2,5 milhões de toneladas de cereais, para contrapor o actual milhão, e 20 milhões de toneladas de mandioca, em vez das actuais 15 milhões de toneladas.

Para ler aqui.