FacebookRSS feed

Agrotec

Altos e baixos nos preços mundiais do milho

milhoO mercado de milho apresenta dificuldades em antecipar o volume da colheita prevista nos Estados Unidos. Nas passadas três semanas, os futuros de milho para dezembro de 2013 passaram de 201 para 225 dólares a tonelada.

A incerteza na produção é consequência da mesma verificada na superfície cultivada e também nos rendimentos inconstantes. Este ano, a 15 de Maio, apenas havia 46 por cento de área semeada, sendo o primeiro ano desde 1995 com um registo inferior.

Os operadores aguardam a publicação da informação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre as previsões, no próximo dia 28 de Junho, e de colheita, de forma a contar com dados mais fiáveis para realizar as suas previsões de compra.

As primeiras estimativas da colheita de milho nos Estados Unidos apontam para 336 milhões de toneladas, mas será possíveis menores resultados sem a necessidade de racionar a oferta, segundo as previsões da Universidade de Illinois.

Estas esperam que uma colheita de 330 milhões de toneladas seja suficiente para satisfazer as necessidades. Assumindo uma área cultivada de 211 milhões de hectares, cerca de 1,6 milhões abaixo do inicialmente previsto, para conseguir uma colheita de 330 milhões seria preciso um rendimento de 9,5 toneladas por hectare.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)