FacebookRSS feed

Agrotec

Algarve com aumentos de 20 por cento na produção de uva e 10 por cento no vinho

A produção de uva no Algarve na aumentou 20 por cento na campanha de 2013, em relação ao ano passado, e a de vinho cresceu 10 por cento, segundo as estimativas da Direcção Regional de Agricultura e Pescas da região.

«As nossas previsões, as quais fornecemos ao Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), apontam para um aumento de produção na ordem dos 10 por cento. Em termos de produção de uva a nossa estimativa neste momento é para um aumento na casa dos 20 por cento», disse à Lusa o director de Agricultura e Pescas, Fernando Severino.

uvas-videiraO responsável prevê que, devido à «excelente qualidade da uva, o ano de 2013 venha a ser um ano de referência em termos de vinho de qualidade». Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a região algarvia registou, em 2012, uma produção de 1,234 milhões de litros de vinho», tendo em conta a produção vinícola declarada em mosto por local de vinificação.

«Se houver um aumento de 10 por cento em 2013, atingiremos os 1,357 milhões de litros nesta campanha», estimou Fernando Severino. O aumento de produção de uva e, como consequência, de vinho, explica-se pela «pouca humidade» registada até Setembro deste ano e pelo registo de poucas doenças no sector.

«Praticamente quase até ao final de Setembro, e de uma forma quase constante, o ano decorreu em termos climatéricos com pouca humidade. Isso permitiu que não houvesse grandes prejuízos causados pelas doenças endémicas que atacam a vinha, tais como o míldio e o oídio», referiu o director.

Como a vinha se «manteve sadia», foi possível realizar grande parte das vindimas antes das chuvas, que apareceram no final de Setembro, concluiu. O Algarve tem actualmente cerca de 700 hectares de vinhas e tem recebido várias medalhas nesta área.

Fonte: Lusa (via Confagri)