FacebookRSS feed

Agrotec

Algarve acolhe o quinto Fórum Regional de Enoturismo APENO - Ageas Seguros

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais nacionais (CVR), convidam os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas a debaterem os pontos fortes e de melhoria do Enoturismo nacional, em diversos Fóruns Regionais que acontecem até 2023 em vários pontos do país. Depois dos primeiros e bem sucedidos fóruns na região de Lisboa, na região do Tejo, na região de Setúbal e na região do Alentejo, segue-se agora o Fórum de Enoturismo da região do Algarve, no próximo dia 5 de dezembro.

Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal. Por isso, a missão, desta vez, é abrir portas a ciclos de debates, em que o foco é discutir os pontos fortes e fracos do enoturismo nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.

Como primeira associação nacional dedicada em exclusivo ao setor, a APENO, em parceria com a Ageas Seguros, convida assim os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas nacionais para debaterem o Enoturismo no mesmo palco, em sessões abertas ao público em geral. A APENO viajará de terra em terra para ouvir os principais problemas das diversas regiões e para encontrar, em conjunto, novas abordagens para se fazer o melhor Enoturismo.

"É com muito entusiasmo que nos juntamos, mais uma vez, a uma iniciativa com a APENO. Queremos reforçar o nosso posicionamento no setor de Enoturismo, junto destes profissionais, contribuindo para um setor mais seguro e sustentável. É nosso compromisso estar presentes na vida das Empresas de uma forma relevante, próxima e emocional", reforça Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

Objetivo: criar bases sólidas para o Enoturismo

"A APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo nasceu há apenas dois anos mas já reúne entre os seus associados os melhores players do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial", afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO.

"Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde iremos identificar e debater os problemas existentes no Enoturismo, tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos. Nestas sessões, que fazemos em conjunto com a Ageas Seguros, nossa empresa parceira, e com as CVRs de cada região, ainda teremos uma sessão de formação relacionada com a Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo, assim como uma mesa redonda que irá reunir agentes económicos com espaço para debate. Tenho a certeza que o resultado será muito positivo", remata Maria João de Almeida.

O quinto destes Fóruns Regionais é assim na região do Algarve, no próximo dia 5 de dezembro, pelas 14h30, no Auditório do Convento de São José no município da Lagoa. "Os fóruns regionais de enoturismo promovidos pela APENO constituem um momento importante de reflexão dedicado ao enoturismo do Algarve, as suas potencialidades e desafios. Será um importante momento de debate sobre este setor de atividade que tem demonstrado um grande dinamismo na nossa região", destaca Sara Silva, Presidente da CVR do Algarve.

É uma sessão de trabalho onde se irá debater o Enoturismo da região do Algarve, com o seguinte programa:

  • 14h30 - Abertura de portas e receção dos convidados.
  • 15h00 - Apresentação da Associação Portuguesa de enoturismo APENO (missão, vantagens e atividades) – Membros da Direção da APENO
  • 15h45 - Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo, com Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal.
  • 16h30 - Apresentação do Guia de Enoturismo da APENO (um projeto já em desenvolvimento que se pretende afirmar como o guia de Enoturismo de referência a nível nacional e internacional).
  • 17h00 - Debate: Reflexões de Enoturismo: As necessidades do setor - Uma breve conversa acerca dos principais desafios da região para o enoturismo na região do Algarve.

Oradores:

Sara Silva, Presidente da CVR do Algarve;
André Gomes, Diretor do núcleo de promoção, animação e informação turística da Entidade Regional de Turismo do Algarve;
Filipe Vasconcellos, CEO da Morgado do Quintão.

Todos estes momentos terão espaço para perguntas e respostas dos convidados presentes.

Inscreva-se aqui.