FacebookRSS feed

Agrotec

Alemanha: avicultores renunciam ao compromisso de usar ração livre de OGM´s

sojaA Federação alemã de associações de produtores avícolas ZDG decidiu renunciar ao seu compromisso de não usar ração que contenha grãos modificados geneticamente.

O motivo de deixar cair este compromisso, que já durava há 14 anos, foi a insuficiente disponibilidade de soja não modificada geneticamente e o seu elevado preço, que pode chegar a mais 30%. Para além disso, a situação de abastecimento é provável que se torne ainda pior, porque o Brasil, que é o principal produtor mundial de soja, prevê reduzir a sua produção de soja não modificada geneticamente.

Outro motivo que provocou a renúncia do compromisso é a dificuldade de garantir que o grão não é OGM, devido à possibilidade de polinização cruzada entre variedades OGM e convencionais.

O setor produtor de grão dos EUA, Brasil e Argentina receberam a notícia com agrado, dada a possibilidade de aumentarem as exportações.

O setor avícola alemão consome 4 Mtn de ração por ano. A soja é o principal ingrediente, chegando às 800.000 tn por ano. A Alemanha importou em 2013 quase 7 Mtn de soja e produtos derivados de soja, o que o torna no maior importador da UE.

Ler aqui.