FacebookRSS feed

Agrotec

AGROTEC nº 11: Do Vinho à Resinagem

face_agroA edição nº 11 da AGROTEC estará disponível no final da semana. Nesta edição, o Dossier é dedicado ao Vinho e Viticultura. O número 11 da revista conta ainda com uma reportagem sobre o Setor da Resinagem, um artigo de Luis Marquéz, sobre “Como Melhorar a Eficiência do Trator com a Escolha dos Pneus Apropriados”, entre muitos outros.

Na Pequenos Frutos, destaque para o fruto Physalis, a entrevista a Nuno Simões, Diretor de Operações do gigante norte-americano Driscoll´s, à Biobaga (produção de mirtilo em modo biológico), ou a produção de maracujá roxo de um produtor algarvio.

Poderá efetuar a sua assinatura clicando aqui.

AGROTEC:

A ligação da vinha e de vinho com a Humanidade vem desde o início dos tempos. A antiguidade da viticultura deve-se às características naturais da uva: é um fruto sumarento, cheio de açúcares e o único com uma tendência natural para a fermentação. A viticultura portuguesa é, hoje, das melhores e mais cobiçadas do mundo, mas a viticultura enfrentará novos desafios e oportunidades, tais como as alterações climáticas e a mudança de paradigma, com a inovação tecnológica aplicada à agricultura, que permitirá a racionalização de custos e a redução do desperdício. O Dossier da AGROTEC nº 11 é dedicado a esta bem-amada atividade. Rolhas com ship para medir a qualidade do vinho, A viticultura portuguesa face às alterações climáticas,Poda mecânica e o Efeito na casta “Syrah”, a Doença da Flavescência Dourada e Preservação de Castas Autóctones no Noroeste Português (variedades brancas), são alguns dos artigos que poderá encontrar.

O setor da Resinagem em Portugal, depois das fulgentes décadas de 60, 70 e 80, e posterior declínio, parece voltar agora a despertar interesse para os profissionais do setor. Esta atividade, para além de ser uma atividade económica, pode paralelamente atuar como fator chave na prevenção de incêndios.

A Drenagem em cultivos sem solos, Distribuição Eficiente de Adubo, Melhorar a Eficiência do Trator com a Escolha dos Pneus Apropriados, Produção de Crisântemos, Melhoramento em fruticultura, A importância do sono nas Vacas Leiteiras, ou o Bem-estar dos Suínos – Transporte, são mais alguns dos artigos que poderá encontrar.

Pequenos Frutos:

A Physalis é a capa da edição 7 da Pequenos Frutos. Numa entrevista a Tiago Baptista, produtor deste fruto, ficará a saber mais sobre este fruto que tem suscitado a curiosidade dos produtores. Nesta edição da revista, poderá ver também a entrevista a Nuno Simões, Diretor de Operações da Região South EMEA da norte-americana Driscoll´s, à Biobaga e o seu modo de produção biológico do mirtilo, e à Quinta da Charneca, produtores da região algarvia de frutos exóticos.

A morte súbita do mirtilo, a página de mercados dos destaques nos pequenos frutos e a comercialização do baby kiwi são outros temas abordados nesta edição.