FacebookRSS feed

Agrotec

AGRO 2013 recebeu 87 mil visitantes

46.ª edição é rampa de lançamento para a primeira AGRO África

fullsize-agro-2013A edição 2013 lançou as bases para a internacionalização da AGRO, concretamente para o continente africano, existindo já alguns acordos de parceria com esse objetivo. O Parque de Exposições de Braga faz assim um balanço muito positivo da feira, num ano em que se bateram todos os recordes. Pela feira passaram, ao longo dos últimos quatro dias, mais de 87 mil visitantes, sendo que houve um aumento de 25% no que diz respeito aos profissionais presentes no certame. Além disso, registou-se um crescimento de 35% em termos de expositores, bem como do número de atividades paralelas. Relativamente aos concursos pecuários, a adesão foi a maior de sempre, não só pelo número de criadores, mas também em termos de público. Sob o mote “Agricultura é o caminho”, a AGRO decorreu de 11 a 14 de abril, no Parque de Exposições de Braga (PEB).

Durante o certame, foram criadas os alicerces para a concretização da AGRO África, uma estratégia com vista à internacionalização do setor agroindustrial e agroalimentar nos países africanos. “O objetivo é criar um ambiente favorável de investimento em Angola e Moçambique, com informação, contactos e agregação de agentes que deem força à internacionalização portuguesa e à exportação de produtos nestes países”, explica Miguel Corais, administrador-executivo do PEB.

A ação terá também em vista a organização de missões inversas trazendo agentes, compradores e instituições de países oriundos de África para facilitar a internacionalização, o investimento direto no exterior e as exportações portuguesas. Serão também realizadas missões empresariais, envolvendo universidades, institutos de investigação, associações e vários representantes e agentes dos setores agroindustrial, agroalimentar e leiteiro. Ainda neste âmbito, o Parque de Exposições vai candidatar-se a um projeto de internacionalização, integrado no “Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas” do QREN.

AGRO 2013

AGRO ambiciona ter concurso nacional de Raça Frísia

Alargar a dimensão de investimento dos agentes da fileira do leite, galvanizar ainda mais o setor agrícola e explorar melhor as oportunidades que existem, uma vez que esta é a única feira agrícola do país inserida no calendário da União de Feiras Internacionais (UFI) e do Comité Europeu das Feiras Agrícolas (EURASCO), são as metas para a feira do próximo ano.

Miguel Corais pretende trazer para a AGRO, o Concurso Nacional da Raça Frísia, realizado há 30 anos em Aveiro. “O PEB empenhar-se-á ao máximo no sentido de reunir todas as condições para acolher este concurso. É uma oportunidade que não poderemos desperdiçar já para 2014”, acrescentou. “Colocamos indiscutivelmente a AGRO na liderança nacional das feiras agrícolas, sendo que este concurso dará uma ainda maior força à internacionalização do certame”, concluiu o administrador.