FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura Biológica: síntese informativa revela rápido crescimento do setor

agribioNa última década, o número de explorações agrícolas biológicas e a área dedicada à agricultura biológica aumentaram em 50 % ou mais.

A superfície dedicada à agricultura biológica na UE aumentou em cerca de 500 000 milhões de hectares por ano. Em resultado, existem mais de 186 000 explorações biológicas em toda a Europa que cultivam uma superfície de 9,6 milhões de hectares, de acordo com a síntese informativa sobre a agricultura biológica publicada hoje pela Comissão Europeia.

Com base num relatório precedente sobre a agricultura biológica de 2013, a síntese informativa apresenta uma panorâmica sucinta das áreas e explorações, do tipo de produção e das características dos agricultores biológicos.

Os padrões de produção biológica variam entre os diferentes Estados-Membros da União Europeia. No contexto do crescimento considerável e rápido do setor, a Comissão propôs novas regras atualizadas e adaptadas que estão atualmente a ser debatidas com o Parlamento Europeu e o Conselho. As novas regras propostas destinam-se a melhorar o atual sistema, para que o setor possa crescer de forma sustentável e responder aos desafios futuros, mantendo ao mesmo tempo as suas relações a longo prazo com os consumidores (ver também IP/14/312 e MEMO/14/215). (Desenvolvimento em MEX-14-0724)