FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura biológica em Penafiel

A agricultura biológica, é vista como uma das formas de atuar construtiva e equilibradamente nos sistemas agrícolas, melhorando a fertilidade dos solos, promovendo o correto uso da água e preservando a biodiversidade, para além de produzir alimentos de elevada qualidade e fortalecer a economia rural.

MPB

Os objetivos deste trabalho são analisar o projeto “Semear Penafiel”, caracterizando as explorações, analisando o perfil dos produtores biológicos que integram o projeto e o perfil dos consumidores de produtos biológicos do concelho de Penafiel no sentido de identificar motivações e barreiras que permitam propor metodologias de intervenção que visem melhorar a promoção e implementação de novas formas de comercialização de circuito curto.

Após uma revisão bibliográfica sobre o tema, elaborou-se e aplicaram-se dois inquéritos, um dirigido aos produtores do projeto “Semear Penafiel”, e outro dirigido aos consumidores de produtos biológicos do concelho de Penafiel. Após a definição do inquérito, foi aplicado numa plataforma digital (Google Drive) e disseminado online via correio eletrónico pelos contactos pessoais dos produtores.

O método quantitativo foi o método utilizado, baseado na aplicação dos inquéritos e da informação obtida com a sua análise. Após análise dos inquéritos verificou-se que estamos perante um grupo de produtores jovens, predominando a faixa etária dos 18-45 anos sem formação académica superior na área agrícola, com certificação biológica na faixa de tempo de 1-5 anos. No que concerne à caracterização das explorações, estas maioritariamente apresentam áreas de 1-5 hectares. As hortícolas, fruteiras e aromáticas dominam as produções do grupo, com áreas de produção das mesmas maioritariamente abaixo de 1 hectare.

No que respeita à caracterização dos consumidores biológicos do concelho de Penafiel verificou-se que mais de metade da amostra pertencia ao sexo masculino, pertencendo predominantemente à faixa etária dos 20 aos 34 anos, com o hábito de consumo recente.

Os locais de compra mais referenciados foram os mercados locais e diretamente no produtor. Como fatores limitadores foram referenciados maioritariamente o preço dos alimentos e as dificuldades de encontrar estes alimentos.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.