FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura atrai sete jovens por dia

Ministério quer aproveitar o interesse crescente dos jovens pela Agricultura e tenta manter apoios europeus na reforma da Política Agrícola Comum

Por:Secundino Cunha

Todos os dias, desde o início de 2012, sete jovens resolveram dedicar-se à agricultura e, em particular, à plantação de pequenos frutos, como mirtilo ou amora.

Os dados do ministério de Assunção Cristas, a que o Correio da Manhã teve acesso, apontam para um número ligeiramente acima dos 200 jovens – o Governo considera jovens agricultores as pessoas entre os 18 e os 40 anos – por mês a solicitar a aprovação de projetos com cofinanciamento dos fundos comunitários: quase 4 mil jovens a dedicarem-se à terra em apenas ano e meio.

E desses, mais de 1500 resolveram apostar na cultura dos pequenos frutos e, em particular, do mirtilo, um setor em grande expansão no País. Nesta altura estão a ser plantados cerca de mil hectares de mirtilo, o que representará, dentro de quatro anos, uma produção aproximada de dez mil toneladas e um volume de negócios a rondar os 65 milhões de euros.
Fonte do Ministério da Agricultura disse ao CM que a ministra está a fazer os possíveis por manter os apoios europeus, ao nível da reforma da PAC, no sentido de aproveitar esta onda de interesse pela terra.

As previsões do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária apontam para um crescimento, na produção de mirtilo, na ordem dos 2500%, passando das atuais 400 toneladas para as referidas dez mil. Dizem essas previsões que o mirtilo será responsável por 50% do total da fileira dos pequenos frutos, que deve, em 2017, valer 130 milhões de euros.

“Estamos perante uma aposta clara, por parte dos jovens agricultores e que pode, a curto prazo, fazer com que a agricultura portuguesa apresente ganhos ao nível da balança comercial”, disse ao CM José Martino, consultor agrícola e membro da organização do primeiro Congresso do Mirtilo, que terá lugar nos próximos dias 28 e 29, em Sever do Vouga, integrado na Feira Nacional do Mirtilo.

Fonte: CORREIO da manhã, segunda-feira 24/06/2013 (via Espaço Visual)