FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultores já podem controlar a rega por smartphone

As práticas de irrigação também estão a beneficiar dos avanços da tecnologia. O sistema de irrigação e gestão de água WaterBee é uma prova disso – permite aos agricultores usarem os seus smartphones não só para ligarem a água onde e quando é necessária, mas também para obter informação minuciosa acerca das condições dos seus terrenos.

De acordo com a WWF, o mundo utiliza 2.500 triliões de litros de água potável por ano na agricultura. Infelizmente, estima-se que 60% dessa quantidade seja desperdiçada devido, em parte, aos sistemas de irrigação pouco eficientes. Com o WaterBee é possível não só cortar na conta da água, como também ter acesso a um estudo detalhado dos campos e perceber que áreas precisam de mais água e em que quantidades.

O sistema de rega é de baixo custo, inteligente, flexível, fácil de usar e recorre à comunicação wireless e a sensores ambientais. Destina-se a quintas, vinhas, campos de golfe, autoridades públicas e gestores de território e será fornecido a toda a Europa através de parceiros de negócio da irlandesa Limerick, que coordenada o projecto.

Para ler aqui.