FacebookRSS feed

Agrotec

AGIM cria Bolsa de Emprego para a colheita

Apanha do mirtilo e outros pequenos frutos

colheitaA Agim criou uma bolsa de emprego para a colheita de pequenos frutos, com particular incidência para a colheita do mirtilo, considerando que se trata do pequeno fruto com maior área plantada em Portugal.

Esta bolsa consiste numa plataforma on-line, alojada na página da Agim (www.agim.pt), onde os interessados em trabalhar na colheita ou em recrutar trabalhadores podem fazer a sua inscrição.

Esta medida vem no seguimento das preocupações demonstradas por vários produtores e comercializadores, no âmbito das reuniões que a Agim tem levado a cabo ao longo dos anos de 2013 e 2014 que têm como objetivo acompanhar o crescimento desta fileira, perceber as preocupações dos seus agentes (produtores, comercializadores e técnicos) e permitir que a Agim atue como uma entidade facilitadora na resolução de problemas e/ou constrangimentos, como no caso da escassez de mão-de-obra para a colheita.

Este é um problema que tenderá a agravar-se no futuro devido ao crescente número de plantações que se está a verificar um pouco por todo o país devendo, segundo várias previsões, atingir os dois mil hectares de área plantada de mirtilo até 2020. A par da cultura do mirtilo, também a cultura da framboesa, da groselha, da amora e do morango se encontram em expansão, embora com menor expressão que a cultura do mirtilo.

Deste modo, esta bolsa de emprego pretende ser um espaço que articula a oferta e a procura de trabalhadores para a colheita e assim satisfaça as necessidades de ambos, trabalhadores e empregadores.

Para tal, basta entrar em www.agim.pt e preencher o formulário que se encontra no campo “Bolsa de emprego para colheita”. Os dados dos trabalhadores serão disponibilizados aos produtores/empregadores que os solicitem.