FacebookRSS feed

Agrotec

“A vinha, o vinho e o mercado: desafios para o Douro Superior” em debate a 24 de Maio

Logo_FestivalVinhoDS“A vinha, o vinho e o mercado: desafios para o Douro Superior” é o tema do colóquio que se realiza 24 de Maio, no âmbito do 2.º ‘Festival do Vinho do Douro Superior, evento que a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa promove de 24 a 26 no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras.

O colóquio é dirigido aos lavradores durienses, produtores e engarrafadores de vinhos do Douro e do Porto e tem como objectivo a reflexão e partilha de experiências e conhecimentos. O painel de oradores é composto por doze profissionais que conhecem e trabalham na região (ver programa abaixo). Entre as 10h00 e as 16h30, esta iniciativa marca o arranque da segunda edição do festival que pretende afirmar Foz Côa como a capital do Douro Superior ao projectar e promover a identidade desta sub-região como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade de ambos: território e vinhos.

Depois do colóquio é inaugurada a exposição e prova de vinhos e sabores, onde os visitantes vão poder degustar e comprar vinhos, azeites, amêndoas, doces, queijos e enchidos a preços especiais. Acessível de forma gratuita, mas mediante a compra de um copo por dois euros, estará patente entre as 17h00 e as 23h00 no primeiro dia e das 15h00 às 22h00 no Sábado (25) e no Domingo (26). A primeira prova comentada por especialistas acontece também no dia 24 e foca-se nos “Brancos de Terroir do Douro Superior”. No dia seguinte são duas as provas, uma de “Azeites do Douro Superior” e outra de “Vintage de Quinta do Douro Superior”. O mote da prova de Domingo é “20 anos de grandes tintos do Douro Superior”.

Ainda do programa do Festival fazem parte o 2.º ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’ – aberto aos vinhos produzidos na sub-região nas categorias de brancos, tintos e vinhos do Porto – e visitas a quintas produtoras de vinho. Estão também previstas outras dinâmicas paralelas, de onde se destaca a animação – no recinto e na própria cidade – com números de magia, malabarismo, intervenções de teatro de rua, percussão tradicional portuguesa e espectáculos musicais; e acções de formação sobre o serviço de vinho do Porto, destinadas a profissionais do canal horeca e promovidas pelo IVDP:

O ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ é um evento multifacetado com uma componente mais virada para profissionais do vinho, mas que é também uma mostra de vinhos e sabores, uma festa popular e um momento para atrair “opinion makers” (jornalistas, escanções e compradores) à região. Integram este certame produtores de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos vizinhos: Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, São João da Pesqueira e Meda.

Fonte:  Joana Pratas (via Agroportal)