FacebookRSS feed

Agrotec

A valorização da fileira dos queijos da região Centro em tempos de pandemia

Em comunicado de imprensa, a parceria do Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro, atenta ao período de incertezas vivido nos últimos meses, afirma que se manteve ativa na dinamização das suas atividades ligadas à fileira.

Queijos

"Numa altura em que o mundo foi forçado a parar e em que fomos confrontados com uma nova normalidade, somos impelidos a avaliar as nossas prioridades e a encontrar novas formas de atuação, sempre com a consciência que o futuro está condicionado por uma força que ainda não conseguimos controlar e que, por isso, nos esperam tempos difíceis", começam por apontar, explicando que, "no entanto, a certeza de que não podemos ficar suspensos neste limbo e que devemos continuar a dinamizar projetos que sabemos serem essenciais para o desenvolvimento da nossa região e que podem, inclusive, assumir um papel essencial na luta contra a crise que já estamos a enfrentar".

Nesse sentido, "com o objetivo de alavancar a produção de leite em toda a região Centro, a parceria centrou-se na promoção de dois concursos: o Vale Pastor e o Vale Pastor+".

O Vale Pastor, é um concurso que visa atribuir um prémio monetário no valor de 5000 euros a empreendedores que tenham concluído com sucesso a iniciativa “Escola de Pastores”, já instalados ou que se queiram instalar na atividade da agropastorícia para produção de leite e seu fornecimento a queijarias que produzam queijos com D.O.P. na Região Centro, tendo terminado já a fase de aceitação de candidaturas.

O Vale Pastor +, é um concurso que visa atribuir um prémio monetário no valor de 2500 euros a atribuir a empreendedores, produtores de leite, que forneçam ou que queiram passar a fornecer este produto a queijarias com produção de queijo com D.O.P. e que apresentem o leite de melhor qualidade.

Este concurso decorreu como previsto, tendo-se concluído no primeiro semestre de 2020 a fase de envio dos boletins analíticos de controlo realizado ao leite que decorreu durante seis meses, conforme regulamento do concurso.

Sob coordenação das Comunidades Intermunicipais da área de abrangência dos candidatos a concurso, nomeadamente CIM da Região de Coimbra, CIM da Beira Baixa, CIM Viseu Dão Lafões e CIM das Beiras e Serra da Estrela, contando com forte colaboração da INOVCLUSTER e Cataa - Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar. Ambos os concursos se encontram em fase de avaliação e hierarquização dos candidatos para atribuição dos respetivos prémios.

Uma vez terminada a fase de hierarquização de candidatos, os mesmos serão devidamente informados.