FacebookRSS feed

Agrotec

A escassez de água em análise na UTAD

A gestão dos recursos hídricos face aos desafios das alterações climáticas e da degradação ambiental, com ênfase na agricultura e no mundo rural, foram os principais temas debatidos no seminário “Segurança Hídrica, Agricultura e Degradação Ambiental num Contexto de Alterações Climáticas”.

O evento teve lugar ontem, dia 9, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e foi coorganizado pelo Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). Este encontro reuniu mais de meia centena de participantes e trouxe à UTAD a Secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (Brasil), Marília de Melo.

Um dos tópicos em análise incidiu nos resultados da investigação, onde o CITAB participa diretamente, sobre as consequências, nos cursos de água, resultantes de um dos maiores desastres ambientais no Estado de Minas Gerais - o colapso da barragem de Brumadinho, ocorrido em 2019.

A equipa da UTAD (CITAB e Centro de Química) desenvolveu investigação ao longo dos últimos cinco anos e tem, agora, cerca de 30 artigos científicos publicados no âmbito do projeto Entire – análise dos impactos de rejeitos em rompimentos de barragens para um ambiente aquático restaurado.  “O evento de Brumadinho é um dos mais bem documentados acidentes, com uma barragem de rejeitos, a nível mundial”, explicaram os responsáveis.

A resposta à escassez de água, designadamente na agricultura, constituiu a tónica dominante das restantes comunicações, mas também a monitorização dos ecossistemas aquáticos e a sua recuperação, não esquecendo a segurança hídrica e a relação solo-água, bem como os instrumentos legais para a conservação do solo.

Incluído no ciclo de eventos “Academia da Água”, promovido pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), este seminário trouxe a Vila Real altos responsáveis da gestão dos recursos hídricos, especialmente do Norte do País, bem como investigadores do CITAB e do Estado de Minas Gerais (Brasil), entre os quais a Secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília de Melo.