4.ª edição do Concurso Nacional de Mel

melA 17 de Maio decorrerá a 4.ª edição do Concurso Nacional de Mel, que a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo realiza em conjunto com a FNAP. Os resultados das edições anteriores, atestam o interesse de um Concurso deste nível, não só pelo número de participantes, mas também pela qualidade dos produtos apresentados: em 2012 concorreram 32 méis de 19 produtores.

Este Concurso enquadra-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, onde se incluem os Concursos Nacionais de Azeite Virgem Extra, Queijos, Enchidos, Vinhos, Doçaria Conventual e Popular, Doces de Fruta, Licores, Pão, Conservas de Pescado, Carnes e Bolo Rei, destacando-se o Salão Prazer de Provar.

O objectivo principal do Concurso continua a ser o de sempre: premiar méis de qualidade, contribuindo para a sua promoção e divulgação, junto dos consumidores.

Para esta edição apresentamos duas grandes inovações: (i) a atribuição de Menções Honrosas aos melhores méis monoflorais – estes serão identificados pela sua proveniência floral, recorrendo o júri para tal a métodos analíticos que incluem a utilização de sensores químicos e biossensores, mantendo-se as duas categorias: Mel e Mel proveniente de Modo de Produção Biológico, e (ii) iremos realizar, o Concurso Nacional de Embalagens de Mel, de modo a premiar, de acordo com o Regulamento, as embalagens mais votadas.

Veja mais informações aqui: http://www.fnap.pt/eventos.php?m=13