FacebookRSS feed

Agrotec

2º Seminário “Investir no Potencial Agrícola do Alqueva”

alquevaO Banco Espírito Santo e a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A. têm em curso um programa de captação de investimento estrangeiro agrícola e agroindustrial para a região do Alqueva. Esta parceria de promoção do potencial de Alqueva inclui a realização de um road-show, em Espanha, e ainda a organização conjunta de um seminário internacional que irá decorrer no Museu do Oriente, em Lisboa, a 26 de Maio, seguido de uma visita, dia 27, aos principais equipamentos e explorações agrícolas de Alqueva.

No âmbito do seminário “Investir no Potencial Agrícola do Alqueva: Agroindústria e Distribuição como alavancas para a criação de valor nos Produtos Agrícolas ” está prevista a vinda a Portugal de investidores de vários países, estando já confirmadas presenças de Áustria, Rússia, Alemanha, França, Brasil e Espanha, para lhes apresentar o potencial produtivo e de negócio da região, tirando partido da garantia de água de Alqueva.

Como maximizar este enorme potencial produtivo? Através da associação entre Produtores, Agroindústria e Distribuição?

Pode este trabalho em conjunto ser uma alavanca para a criação de valor nos produtos agrícolas e assim estimular a produção?

Este seminário ao juntar no mesmo espaço, Agricultores e Proprietários de terrenos agrícolas, autarquias gestoras de parques industriais e agroindustriais, mas também investidores internacionais e empresários ligados à Agroindústria e à Distribuição, visa identificar oportunidades para investir no potencial agrícola do Alqueva de forma a criar valor aos produtos agrícolas em toda a sua fileira, desde a produção à venda ao consumidor final.

Este encontro contará com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, de Wolfgang Braunstain, consultor especialista em Organização de Produtores, do presidente da EDIA, José Salema, e do presidente do BES, Ricardo Salgado.

Para ilustrar o enorme potencial da região de Alqueva serão apresentadas e discutidas em mesa redonda as experiências de empresas agrícolas e agroindustriais com projetos de elevada ambição e desempenho.

Será dado a conhecer o projeto da Vitacress, responsável pela produção, embalamento e distribuição de legumes frescos; a empresa Monliz, produtos alimentares do Mondego e Liz, uma empresa de Congelação de frutos e de produtos hortícolas e a Agromais, uma organização de produtores que já hoje inclui a região de Alqueva através dos seus associados.

Os anfitriões serão a EDIA – sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos centrada na gestão e rentabilização do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva – e o BES – banco português que tem um posicionamento de liderança no apoio à agricultura e que oferece produtos e serviços financeiros vocacionados para empresas do setor. Este encontro tem ainda o apoio do jornal “Negócios”, e o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar.

A barragem de Alqueva é o maior reservatório de água da Europa e um dos maiores e mais importantes projetos hidroagrícolas a nível europeu. A agricultura que se implantar nesta região encontra um enorme potencial produtivo por desenvolver, tanto a nível das explorações agrícolas, como da fixação de novas agroindústrias, fundamentais para a sustentabilidade do empreendimento e para a geração de valor acrescentado na região.

PROGRAMA DO SEMINÁRIO

Local: Museu do Oriente

Lisboa

Dia 26 Maio

  • 9h00 : Receção dos convidados
  • 9h30 – 10h15 : Keynote Speaker  (Wolfgang Braunstein – especialista autriaco na organizaçao de produtores)
  • 10h15 – 11h00 : 1ª Mesa Redonda com:
    1. Wolfgang Braunstein
    2. Ricardo Salgado (BES – CEO)
    3. José Salema (Presidente da EDIA/Alqueva)

Moderadora : Helena Garrido (Jornal de Negócios)

  • 11h00 – 11h30 Coffe Break
  • 11h30 – 12h30: 2ª Mesa Redonda com:
  1. VITACRESS (Luis Mesquita Dias)
  2. MONLIZ (Mauro Cardoso)
  3. AGROMAIS (Luis Vasconcelos e Sousa)
  4. Empresa de distribuição (a definir)

Moderadora : Helena Garrido

  • 12h30 – Encerramento pela Sra. Ministra da Agricultura, Drª Assunção Cristas